Entenda o seu corpo e domine a sua sexualidade ♡

Qual a idade ideal para abordar a sexualidade com crianças?

Esta é uma pergunta muito recorrente aos pais.

Lidar com a sexualidade deve ser algo natural no ambiente familiar. E a educação sexual é o melhor caminho para a prevenção de experiências negativas na vida das crianças e adolescentes.

Pensando nisso foi desenvolvido um programa de Prevenção ao abuso Sexual Infantil, onde brincando vamos ensinar as crianças a estabelecer relações seguras em qualquer ambiente. Dar a consciência do que é certo ou errado, é fortalecer essa criança independente do ambiente ou pessoa que pode oferecer risco.

 

O programa acontece em duas fases:

 

No primeiro momento vamos trabalhar com os pais tirar as dúvidas esclarecer mitos, tabus e preconceitos. E só depois alinhar sobre o tema que será trabalhado com as crianças.

 

A segunda fase é o trabalho de conscientização com as crianças, sempre trabalhamos em pequenos grupos de acordo com a faixa etária para respeitar o desenvolvimento de cada fase.

Podemos iniciar com crianças à partir dos 4 anos de idade.

Todo o trabalho é desenvolvido com muita música, brincadeiras e interação com material didático específico.

 

Este programa pode ser desenvolvido em escolas, condomínios ou grupos de convivência.

 

Para mais informações, entre em contato renata@relutz.com.br

 

Perguntas Frequentes:

Não podemos definir uma "idade ideal" porque cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento e isso deve ser respeitado. O mais importante é que você converse com a criança sobre afetividade e se caso venham perguntas sobre sexo, não minta! responda somente o que a criança perguntou de uma forma muito simples, mas tente entender de onde surgiu a dúvida, porque a criança está fazendo a devida pergunta.
Quando uma criança sofre algum tipo de abuso, é natural que ela apresente alguma mudança no comportamento, essa mudança pode ser sutil, por isso a importância de prestar muita atenção e estar sempre presente. Mesmo que a criança não consiga verbalizar o que aconteceu, ela vai demonstrar em atitudes, desenhos, brincadeiras... os sinais normalmente aparecem.
Sim, é muito comum receber adultos para consultas com problemas em se relacionar sexualmente. Se o desenvolvimento sexual não foi respeitado e de alguma forma gerou traumas, muito provavelmente esta pessoa na vida adulta vai ter uma visão distorcida sobre sexo, prazer e intimidade. Mas a terapia pode ajudar muito nesses casos.